Dia Mundial da Saúde

Jadson Lino
    
     O Dia Mundial da Saúde foi criado em 7 de abril de 1948, pela Organização Mundial de Saúde – OMS, fundamentado no direito do cidadão à saúde e na obrigação do Estado na promoção da saúde. Esperemos que não só neste dia o tema saúde seja abordado, debatido e lembrado pelas pessoas em geral e pelos nosso politicos. 

Não basta só falar e instituir um dia para que possamos lembrar que Saúde é fundamental. Há milhares de mulheres que morrem em todo o mundo vitimas dos mais diversos tipos de cancer, por falta de condições de fazer exames regulares que podem ajuda-las a detectar precocemente a doença. Há milhares de crianças que padecem e morrem por falta de saneamento básico, e falta de água potável, por isso vamos agir. Que não seja só mais um dia de discursos e que seja sim um dia de conscientização mundial em prol da humanidade. 

Quem precisa de um atendimento médico público sabe do que estou a me referir, é inconcebivel que pessoas demorem meses para conseguir uma consulta, meses para fazer um exame, e talvez anos para conseguir fazer uma cirurgia. Que vergonha que eu sinto quando vejo a calamidade dos hospitais públicos, que dor no coração eu tenho quando vejo idosos largados pelos corredores dos hospitais a espera de que alguem lhes dirija um olhar. Quem pode pagar um convenio médico (seguro saúde)????? A grande maioria da população brasileira não pode.


    Quem sabe se cada um fizer a sua parte, falar e reivindicar, os nossos seus direitos serão cumpridos; assim como os nossos deveres de pagar impostos nos são exigidos e cobrados pontualmente.


    No dia 07 de Abril é comemorado o Dia Mundial da Saúde e no dia 31 de março é comemorado o dia da saúde e nutrição É um momento oportuno para pensarmos na nossa própria saúde e hábitos alimentares. Afinal, é preciso ter a consciência de que comer bem vai além de satisfazer a fome. Alimentar-se é consumir nutrientes e prover energia ao corpo, além de ser uma atividade social que reúne família e amigos, proporcionando momentos agradáveis.


O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.

Mas porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido? A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.

Apesar de o nosso planeta ser repleto de água, estima-se que apenas 0,77% esteja disponível para o consumo humano em lagos, rios e reservatórios subterrâneos. Vale destacar, no entanto, que essa quantidade não está distribuída igualmente por todo o território, consequentemente, existem locais onde esse recurso é considerado bastante valioso. Em virtude dessa desigualdade de distribuição, em várias regiões ocorrem verdadeiros conflitos por água.

Além da escassez de água em algumas regiões, enfrentamos ainda o problema da baixa qualidade. A poluição causada pelas atividades humanas faz com que a água esteja disponível, porém não esteja própria para o consumo. Estima-se que 20% da população mundial não tenha acesso à água limpa e, segundo a UNICEF, cerca de 1400 crianças menores que cinco anos de idade morrem todos os dias em decorrência da falta de água potável, saneamento básico e higiene



A Declaração Universal dos Direitos da Água apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.

 Documentário



Declaração Universal dos Direitos da Água

Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta.Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.
Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta.Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem.
Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.
Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.
Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.
Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.
Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.
Art. 8º - A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.
Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.
Art. 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.


E pensando em momentos agradáveis a pouco mais de um, foi fundado um parque ecológico em nossa cidade. muita gente em Aquiraz não sabe da existência do parque, investimentos deste tipo ajudam no desenvolvimento da cidade. A Engenhoca Parque Eco-educativo é uma mistura de Parque e museu e no local é possível apreciar dunas, sertão e mangue vale a pena conferir e gastar muitas energias.


O local é bem arborizado e possui grande extensão de área verde. Há opções que agradam toda família, desde os pequeninhos até os maiores.





O Engenhoca Parque dispõe de várias atrações: museu, ruínas, trilhas, espaço infantil, pedalinho, caiaque, tirolesa, arvorismo, muro de escalada, viveiro de pássaros, fazendinha, bola d’água, aerojump, pula, aluguel de bicicletas, autoescolinha e chuveirão.



O ingresso básico, intitulado CONHECER, inclui: entrada no parque, acesso livre ao museu, a trilha, as ruínas, chuveirão, fazendinha, e os brinquedos sem monitores- espaço infantil e o parquinho de madeira debaixo das árvores. Este é indicado para os adultos e crianças pequenas, lembrando que menores de 1 metro não pagam.


Programe-se para passar o dia todo por lá. O tempo passa voando! Não se preocupe com lanches e almoços, há uma lanchonete próxima ao espaço infantil dispondo de caldinhos, tapiocas, sanduíches, bebidas. Leve toalhas, outra muda de roupa e biquínis. Apesar de não ter muitas opções para banho, apenas o chuveirão, se torna formidável para amenizar o calor da criançada. Vale ressaltar que não é permitido utilizar os brinquedos com trajes de banho ou com o corpo molhado. Ah e não se esqueça do protetor solar.


Engenhoca Parque Eco educativo
Endereço: Rua Raimundo Coelho Aquiraz – CE
Telefone: 085- 3361-1010
Site: http://www.parqueengenhoca.com.br/home