História da Itapemirim

Jadson Lino


Camilo Cola

Comboio de empresas.
 A expansão do grupo veio nos anos 70. Como uma extensão da viação, que tem 2 mil ônibus e o dobro de participação de mercado da segunda concorrente. Vamos à lógica de seu Camilo: como ele já transportava passageiros, pensou em carregar cargas (Transportadora Itapemirim). Como parava no meio das estradas, resolveu criar uma rede de postos (Flecha). Tinha meios de transporte e se associou a operadores de turismo (Itapemirim Turismo). Tinha bom contato com as montadoras e abriu concessionárias (Samadisa e Cola Veículos). Usava muito pneu e resolveu revender Pirelli (Cola Pneus). Tinha pneu velho e abriu uma recondicionadora (Tecnobus). Precisava pagar seguro e criou a Itabira Seguradora. Para carregar a frota, surgia a Ciprus (madeireira) e a Marbrasa (mineradora). “Entendeu?”, pergunta. “É bem simples.”
A simplicidade nos negócios é passada de pai para filho. O que sabe de administração, o advogado Camilinho diz ter aprendido com o pai. Tinha 11 anos, sentou-se à cadeira e resolveu brincar de ser empresário. “Ele me viu vendendo um ônibus e queria repetir”, lembra. A filha, Ana Maria, não quis saber dos negócios. “Ela tem três filhos para cuidar.” Dois dos seis netos trabalham na companhia. Rodrigo é gerente-geral da área de seguros. Aos 25 anos, Andrea acaba de ser empossada como diretora comercial da Viação. É dela, por exemplo, a idéia de criar salas de embarque nas rodoviárias. “Será um espaço reservado para clientes, com check in expresso e salas confortáveis”, adianta Andrea.


O Início:

O caminhão foi comprado em 1946. Camilo Cola havia voltado ao Brasil no ano anterior, depois de ter participado da Segunda Guerra Mundial, lutando na Itália como integrante da Força Expedicionária Brasileira. Boa parte do dinheiro da compra tinha sido obtida em território italiano, com muita economia e senso de oportunidade. Como combatente, Camilo Cola recebia um maço de cigarros todo dia. Como não era fumante, começou a vendê-lo aos companheiros. Depois, passou a comprar os maços de outros soldados e se tornou uma espécie de fornecedor do produto, sempre pagando e recebendo em dólares.

A compra do Ford Hercules foi facilitada porque o governo decidiu premiar os ex-pracinhas que tinham participado da guerra, dando a eles prioridade na aquisição desse tipo de veículo. Camilo Cola aproveitou a chance, trocou os dólares pelo veículo novinho e começou a transportar cargas e passageiros. Ao mesmo tempo, procurou outros ex-pracinhas e estimulou-os a comprar e colocar à venda, por seu intermédio, os caminhões a que tinham direito. Conseguiu ganhar mais um bom dinheiro com essas operações.

Os primeiros Ônibus


 

Em fins de 1948, usou o lucro obtido para associar-se a um comerciante local na criação da Empresa de Transporte Autos -ETA. Ela tinha um único ônibus, e se dedicou ao transporte de passageiros entre Castelo e Cachoeiro do Itapemirim.
O ônibus solitário foi multiplicado por três no ano seguinte e em 1950 a frota já era de dez veículos. Mais um ano e a ETA partia para a fusão com outras duas empresas de ônibus, surgindo então, em 4 de julho de 1953, a Viação Itapemirim Ltda. Tinha frota de 16 ônibus.


A manutenção e os reparos eram feitos exclusivamente na oficina mecânica da empresa, que funcionava num barracão alugado. Camilo Cola relata: "Não havia indústria automobilística brasileira na época e tampouco serviços de assistência técnica para os veículos importados. O mercado de peças de reposição era escasso e concentrado nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo."


Não demorou para que o estilo ousado e empreendedor de Camilo Cola se manifestasse, delineando o comportamento gerencial que exercitaria até os dias de hoje. Para garantir a expansão dos negócios, estendeu as linhas da empresa a todo o norte do Espírito Santo.

Sem medo de ser feliz

As condições de operação eram extremamente difíceis e exigiam muita coragem, como relembra Camilo Cola: "As estradas eram muito precárias e, por isso, as outras transportadoras não se aventuravam. Então a Itapemirim requeria as linhas e lá íamos nós, levando como equipamento normal, além de marretas, espátulas, material de remendo e pneus sobressalentes, também enxadas, foices e facões, pois aqui e ali era preciso raspar o atoleiro e, muitas vezes, abrir picadas no mato para contornar o barro e o lamaçal."
Foi com a mesma disposição que a empresa conquistou suas primeiras linhas interestaduais: Cachoeiro do Itapemirim - Campos, Cachoeiro do Itapemirim - Niterói e Vitória-Rio de Janeiro. A seguir, voltou suas atenções para o sul da Bahia e, logo, assumiu também as ligações Rio de Janeiro-Salvador e Rio de Janeiro - Brasília.

Expansão



O desenho da Viação Itapemirim como empresa de envergadura nacional começou a ser traçado principalmente na década de 60, quando, por meio de aquisições e licitações, obteve a titularidade de linhas importantes como Brasília - Belo Horizonte e Belo Horizonte - Vitória. Em 1963, a frota já chegava a 100 veículos, isso numa época em que as estradas, em sua maioria, continuavam sendo de terra, e não havia ônibus adequados para operar linhas de longa distância. Essas foram, provavelmente, algumas das grandes diferenças que marcaram a atuação dos pioneiros do transporte rodoviário de passageiros no Brasil.


A operação simultânea de linhas intermunicipais e interestaduais ainda foi mantida por algum tempo, mas Camilo Cola percebeu que para não travar o crescimento da Itapemirim teria de liberar a empresa do segmento intermunicipal. Assim, no início da década de 70, vendeu todas as linhas do norte capixaba e foi de novo às compras. Adquiriu duas linhas de Pernambuco para o Rio de Janeiro, além de outras ligações entre capitais nordestinas e o sul do país. Em concorrência pública, conseguiu a São Luís - Rio de Janeiro e, mais tarde, a Belém - Rio de Janeiro. Finalmente, passou a operar também a linha Salvador - Rio de Janeiro.


Com isso, a companhia adquiriu, definitivamente, cara nacional. E foi nessa condição que, em 1973, depois de negociações que duraram mais de meio ano, conseguiu incorporar uma das grandes empresas do país, a Nossa Senhora da Penha. De um momento para o outro, a frota aumentou em cerca de 500 ônibus e as operações foram estendidas a praticamente todo o sul brasileiro. De quebra, também foi alcançado o Uruguai, por meio da linha Bagé (RS)-Melo.
Em 1980, adquiriu a única, empresa que fazia a ligação Rio de Janeiro - São Paulo, tornando-se, então, a Itapemirim, a maior empresa de transporte rodoviário de passageiros do país e da América Latina, além de uma das maiores do mundo.


Na década de 80, Camilo Cola foi eleito presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT) exatamente quando se vivia o período da Assembléia Constituinte. A participação do setor de transporte nas discussões em torno de uma nova Constituição, exigência dos empresários do setor, foi competentemente coordenada por Camilo Cola. O intenso trabalho desenvolvido junto aos constituintes produziu resultados importantes em termos de dispositivos constitucionais relacionados ao setor, na Constituição de 1988, e abriram caminho para a criação do Sistema Sest-Senat. A gestão de Camilo Cola foi marcada ainda pelos entendimentos que evitaram uma equivocada desregulamentação do setor de transporte rodoviário de passageiros e pela construção da sede própria da CNT em Brasília.

Sob a direção de seu criador, a Itapemirim sempre pautou seus serviços pelo pioneirismo, inclusive no que se relacionava aos ônibus utilizados em suas linhas. Inicialmente, não havia tanta possibilidade de escolher entre veículos nem de padronizar a frota. Os transportadores de passageiros tinham de se contentar com os chassis de caminhão disponíveis no momento, e que eram de marcas como Chevrolet, Ford, Ford francês, Aclo inglês, White norte-americano, GMC. Mas, em 1957, a Itapemirim conseguiu incorporar um expressivo contingente de ônibus Alfa-Romeo. Dois anos depois, deu um salto mais ousado e substituiu toda a frota por carros Mercedes-Benz. A vantagem é que eles eram entregues já encarroçados, encurtando-se em meses o intervalo entre a compra do chassi e o recebimento do ônibus pronto.


A partir de 1960, sempre por inspiração de Camilo Cola, a empresa deu início a uma política de valorização crescente aos chamados itens de conforto. Criou, por exemplo, o ônibus Rodonave, de tipo leito, equipado com ar-condicionado e sanitário químico. Outra importante inovação ocorreria em 1977 com o lançamento do ônibus executivo, de 32 lugares, com poltronas mais espaçosas, ar-condicionado e todo o conforto que a tecnologia da época permitia incorporar.


Mudança de largo alcance, com significativos ganhos de segurança e conforto, ocorreu a partir do fim dos anos 70, quando a Itapemirim passou a adotar a plataforma Mercedes-Benz de tipo monobloco. Fabricando os próprios ônibus e inovando com 3 eixos.


Um dos grandes marcos da história da empresa deu-se em 1981. Repetindo a receita da Viação Cometa e praticando a política de produzir suas próprias carroçarias em Cachoeiro do Itapemirim, sob a marca Tecnobus, a companhia criou um produto absolutamente diferenciado, o Superbus. O veículo representou a consolidação de todo know-how acumulado durante muito tempo. Mais do que isso, abriu caminho para o lançamento, no ano seguinte, do modelo Tribus, com três eixos, que incorporava as mais recentes conquistas da engenharia automobilística, entre elas a suspensão a ar e o tratamento acústico que reduziu significativamente os níveis de ruído interno. Ou seja: aumentou o conforto dos passageiros. A proposto era tão boa que possibilitou o posterior desenvolvimento de mais duas versões sucessivas, os Tribus II e III.
Em 1999 a Itapemirim lançou o serviço Golden em carrocerias BUSSCAR, um dos serviços que faz sucesso até hoje, e para noticiar esse lançamento no mercado juntamente com o serviço Golden lançou a sua revista de bordo " Na Poltrona ".


Edição N° 01 da Revista Na Poltrona lançada em Maio de 1999


Camilo Cola em 1988: o executivo queria a Vasp. Montou a ITA e teve prejuízos
Seu Camilo admite alguns erros. Até 86, a Itapemirim era auto-suficiente na produção de ônibus. Mas seu Camilo não quis manter o negócio. Outro erro, aponta a concorrência, é insistir nos sonhos. Ele queria ter seus aviões. Tentou levar a VASP na privatização. 


Não deu certo. Criou a ITA, braço aéreo da companhia, que inicialmente transportava cargas. Criou uma linha de passageiros que ligava Cachoeiro a Rio e São PauloNesta aventura, acumulou prejuízos estimados em US$ 4 milhões. E abandonou os ares. Em 2000, encomendou um estudo de viabilidade para criar nova companhia. Queria uma empresa moderna e sem frescuras. Mas a Gol veio antes. E, com ela, seu Camilo teve de fincar o pé onde conhece bem: o solo. Mas nem tudo anda às mil maravilhas na Itapemirim. “Perdemos passageiros para carros, avião e até moto-táxi”, afirma. “Não crescemos em cinco anos.” O principal ralo da companhia era o setor de cargas. A Transportadora, que já foi líder, teve queda de 30% nas receitas em 2001.

Império Formado

Em 2012 com a falência da BUSSCAR ÔNIBUS, a empresa começou a comprar ônibus da encarroçadora MARCOPOLO o que nunca havia sido feito, desde o inicio a Itapemirim só tinha carros da BUSSCAR.


( " Hoje " ), as empresas que integram o Grupo Itapemirim empregam 16.000 pessoas em todo o Brasil. Operam cerca de 1.500 veículos, estão presentes em 21 estados e atendem cerca de 700 localidades. A média é de 6 milhões de passageiros por ano. Integram o grupo outras empresas, nas áreas de transporte de cargas, revenda de automóveis, caminhões e pneus, agropecuária, informática, rede de pontos de parada e postos de combustível, mármore e granito, seguro e gráfica.


Passados mais de 60 anos desde que começou a atuar na área de transporte, Camilo Cola constata, com satisfação, que o setor avançou muito, estando hoje à altura dos melhores do mundo. O desenvolvimento tecnológico alcançado pelas empresas e a evolução dos nossos ônibus são pontos de destaque.e para comemorar seus 60 anos de muito trabalho e dedicação a Itapemirim lança uma pintura comemorativa.


Sua tristeza é verificar as mazelas vigentes que prejudicam o sistema: estradas em péssimo estado, rodoviárias abaixo da crítica, falta de fiscalização que propicia a proliferação do transporte clandestino, com aumento dos acidentes fatais e comprometimento da imagem do transporte rodoviário regular de passageiros, que paga impostos e contribui para a manutenção de milhares de empregos, conforme acentua Camilo Cola. 
No entanto, o empresário pioneiro manifesta a sua incondicional confiança e esperança de que o governo venha solucionar os desafios pendentes, já que então Presidente sabia ser o sistema referência mundial, que gera empregos e precisa ser preservado e aperfeiçoado.

Tempos difíceis

Em 2015 na tentativa de segurar seus negócios e manter-se de pé mesmo diante de um cenário difícil para empresas de transportes de passageiros em todo o país, a Viação Itapemirim, umas das mais tradicionais empresas de transporte rodoviário do Brasil, vendeu cerca de 40% de sua frota de veículos e transferiu mais da metade das linhas em operação para a também cachoeirense Viação Kaissara. A empresa Caiçara foi fundada em 1953, pelo empresário Camilo Cola, em Cachoeiro de Itapemirim.

 


Apesar de estarem situadas na mesma cidade e dividirem, inclusive, espaços, as duas transportadoras garantem que são “empresas distintas”. No total, foram repassadas à Kaissara 68 das 118 linhas que eram operadas pela empresa.

           

O diretor de Operações da Itapemirim, Marcos Poltronieri, nega que a empresa esteja em processo de falência, mas admite que o volume de passageiros caiu nos últimos anos. Segundo ele, as dez maiores empresas de ônibus do país passam por momentos difíceis. Enquanto sobem os custos com pneus, combustível, pedágio e manutenção, e se expandem as políticas de gratuidades, o valor da passagem não é reajustado na mesma velocidade, argumenta. "Ganhar dinheiro com ônibus, hoje, não é tarefa fácil".


As linhas assumidas pela Kaissara operam com 271 ônibus. Cerca de 40% da frota original da Itapemirim.


No final de 2016 a Itapemirim negocia e vende para um grupo de investidores, com isso se forma o consorcio Itapemirim composto por 4 empresas:Itapemirim, Kaissara, Rápido Marajó e Transbrasiliana.

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Últimos dias

Ministro de Infra-Estrutura Homenageia Camilo Cola Fundador da Viação Itapemirim, Além de lutar na 2ª Guerra Mundial, o empresário Camilo Cola, de 97 anos, fez história no ramo de transportes no Brasil.



O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, homenageou na, manhã desta quinta-feira (5), o empresário do ramo de transportes e ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira (FEB), Camilo Cola, de 97 anos, com a Medalha de Mérito Mauá. A comenda simboliza o reconhecimento das personalidades por sua contribuição ao desenvolvimento e progresso do setor de infraestrutura e do país.

Nascido em Conceição do Castelho (ES), Camilo Cola se alistou no Exército aos 18 anos e integrou o pelotão de combatentes da FEB, que lutou na 2ª Guerra Mundial e entrou para a história após expulsar os alemães de Monte Castello, no Norte da Itália, em 1945. Ao retornar ao Brasil, Camilo conseguiu um empréstimo para comprar seu primeiro caminhão dando início a uma das maiores empresas de transportes do Brasil, a Itapemirim.


“Essa é nossa singela homenagem ao senhor Cola, que fez tanto pelo país, nos campos de batalha da FEB, defendendo nossa liberdade, e pela infraestrutura, conectando pessoas e promovendo o desenvolvimento. É uma honra para mim entregar ao senhor essa comenda do Ministério da Infraestrutura", disse o ministro.

MAUÁ - A Medalha de Mérito Mauá, instituída em 1965, é um reconhecimento ao patrono do Ministério da Infraestrutura, Visconde de Mauá. Industrial e banqueiro, Mauá foi um entusiasta e pioneiro dos meios de transportes no Brasil. Em 1845, ele levantou os estaleiros da Companhia Ponta de Areia, em Niterói, dando início à indústria naval brasileira. Os primeiros trilhos lançados em solo brasileiro, como a ferrovia Santos – Jundiaí, na década de 1940, também são creditados a ele.


Sr Camilo Cola faleceu no dia 29 de maio de 2021 em Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo
deixando dois filhos sendo eles Ana Maria Cola, Camilo Cola Filho.

Viação Itapemirim, a única empresa de transporte rodoviário de passageiros a atuar simultaneamente em todas as regiões do Brasil.


Surgindo através do marketing

Ao longo de sua trajetória a Itapemirim utilizou de ferramentas para se tornar a maior empresa no setor e na época (década de 80 e 90) essa ferramenta era a propaganda ou "merchandising " simples e vamos dizer, eficiente,aqui estão alguns videos com a empresa investindo em propaganda. vale a pena conferir.:



Filmes 



Propagandas

Propaganda - Rodonave 1


Propaganda - Rodonave 2


Propaganda - Rodonave 3



Pacote com várias propagandas da Itapemirim dos anos 80 / 90

Pct Propagandas Itapemirim
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