A Informática e o Windows no Mundo ...

Jadson Lino

Na história da informática houveram milhares de computadores, sendo que abaixo, procuramos resumir os principais computadores e as melhores inovações de cada época.
Em 1946 foi inventado o primeiro computador eletrônico de grande porte, o Eniac. Construído na Universidade da Pensilvânia, o Eniac apresenta alta velocidade no processamento digital, processamento aproximadamente 200 operadores por segundo.




O Eniac apresentava aproximadamente 18.000 válvulas e ocupava o espaço de uma sala.
O objetivo do Eniac era ajudar o exército americano durante a 2ª guerra mundial. Apesar de não poder armazenar programas ou guardar mais que 20 dezenas de números digitais, o Eniac podia realizar aproximadamente 5.000 somas por segundo, ou seja, podia calcular a trajetória ou ângulo de uma bomba em 20 segundos.

O peso aproximado do Eniac era de 30 toneladas. Com o revolucionário invento do Eniac, estava claro para muitas pessoas que trabalhavam no desenvolvimento do Eniac, que haviam meio para melhorar a performance desse computador. Após o Eniac foi criado o Edivac que simplificava o processo de programação e possuía a capacidade de armazenar informações
A partir de 1951, começou a surgir empresas especializadas no comercio de computadores como a UNIVAC nos Estados Unidos e a Ferranti Mark I na Inglaterra.
A UNIVAC lançou um computador com o mesmo nome da empresa (UNIVAC), que processava cada dígito com mais precisão.




Ele possuia uma freqüência de clock de 2.25 Mhz e podia calcular números de des dígitos com uma velocidade de 100.000 calculos por segundo.
O UNIVAC podia gravar em sua fita magnética dados com a velocidade de 40.000 dígitos binários por segundo(bits).

A partir de 1945 a evolução dos computadores ocorreu tão rapidamente, que para serem melho- res estudados eles foram divididos em gerações. Essa divisão tem como principio básico o componente responsavel pelo processamento da informação.

Primeira Geração (1946 - 1956):

Os computadores eram baseados em válvulas eletrônica. As válvulas possuíam muitas desvantagem, sendo muito grandes, com um alto preço , com uma baixa velocidade nas operações e queimavam com facilidade. Os computadores citados acima fazem parte dessa categoria, Eniac, o Univac e o Edvac.

Segunda Geração (1957 - 1964):

Os computadores passaram a utilizar transistores, o que alimentava sua velocidade. eles eram muito menores, mais rápidos e não queimavam com tanta facilidade. nesse período houveram muitos tipos de computadores, abaixo citaremos o principal modelo e suas principais características:
IBM System 360 (1964) foi uma grande descoberta na área de informática. Seu processamento era feito basicamente por um conjunto de transistores, o avanço já caminhava para um chip.
Esse computador foi designado para ser utilizado por industria. ele já possuía 8 bits e um endereçamento de memória baseado em bytes. As inovações eram basicamente essas, sendo que variavam de modelo para modelo.

Terceira Geração (1964 - 1981):

Nesta geração houveram muitos tipos de computadores, entre eles estavam a Intel 4004 onde foi desenvolvido o primeiro microprocessador.
O microprocessador combinava todos os componentes da CPU em um único chip programável.
Em 1971 foi liberada a venda ao público desse deslumbrante invento, esse micro processador não era muito poderoso, ele possuía 2250 transistores e podia realizar 60 mil operações por segundo.

1975 Nasce a Microsoft
Em 1975, Gates e Allen formam uma parceria chamada Microsoft. Como a maioria das start-ups, a Microsoft começa pequena, mas com uma grande visão - um computador em cada mesa de trabalho e em cada residência. Nos anos seguintes, a Microsoft começa a mudar o jeito como trabalhamos.

Esse tipo de processador possuía 4 bits e 740 khz de clock similar a uma calculadora.
Em 1976 surgiu um dos primeiros microprocessadores de 16 bits o TMS 9900, comercializados pela Texas Instruments. Em comparação com os computadores anteriores possuía capacidade de executar tarefas rapidamente e possuía um pequeno endereçamento de memória RAM.

Em junho de 1976 a Western Digital possuía um dos melhores processadores da época no modelo MCP - 1600. Essas vantagens consistiam no tamanho e na velocidade do microprocessador.
Em 1978 a Intel lançou o processador 8086 com 16 bits que possuía 1 Mb de RAM.

Quarta Geração (1982 - até hoje):

1985: Apresentando o Windows 1.0

A Microsoft trabalha na primeira versão de um novo sistema operacional. Interface Manager é o codinome, considerado o nome final, mas Windows acaba sendo escolhido, pois descreve melhor as caixas ou "janelas" de computação que são fundamentais para o novo sistema. O Windows é anunciado em 1983, mas demora um pouco para ser desenvolvido. Os céticos o chamam de "vaporware" (software anunciado, mas nunca desenvolvido).



Em 20 de novembro de 1985, dois anos após o anúncio inicial, a Microsoft começa a vender o Windows 1.0. Agora, em vez de digitar comandos do MS-DOS, basta mover o mouse para apontar e clicar nas telas ou "janelas". Bill Gates afirma que "é um software único, projetado para aqueles que realmente usam computador".Em 1986 houveram muitas mudanças na área de informática.

1987 Windows 2.0
Em 9 de dezembro de 1987, a Microsoft lança o Windows 2.0 com ícones de área de trabalho e memória expandida. Com maior suporte a gráficos, você pode sobrepor janelas, controlar o layout da tela e usar atalhos de teclado para agilizar seu trabalho. Alguns desenvolvedores de software escrevem seus primeiros programas baseados no Windows para este lançamento.

O Windows 2.0 foi desenvolvido para o processador Intel 286. Quando o processador Intel 386 é lançado, o Windows/386 vem logo em seguida, para aproveitar os recursos de memória estendida. As versões subsequentes do Windows continuam a melhorar a velocidade, a confiabilidade e a usabilidade do computador.

Em 1988, a Microsoft se torna a maior empresa de software para computadores do mundo baseada em vendas. Os computadores começam a se tornar parte do cotidiano de alguns escritórios.




Surgiram muitos computadores, sendo que entre eles está o ARM que possuía sistema de 32-bits.
A série de computadores ARM consistia em uma CPU com aproximadamente 35 mil transístores e co-processador.
O sistema operacional que dominava o mercado era o MS-DOS.
Ele combinava baixo consumo de energia, baixo e um design avançado.
O ARM foi projetado por um grupo na universidade de Manchester; e possuía um clock de 20 Mhz.
A partir de então o desenvolvimento de chips e placas-mãe não parou.
Em 1988, a Motorola lançou o processador 88000 (Originalmente chamado de 78000). Ele possuía um processador de 32-bits com tecnologia RISC.
Ele possuía um completo co-processador com registradores de aproximadamente 48-bits.
Em 1990, a IBM decidiu tomar parte do mercado de informática e lançou um novo computador ( (O IBM RS/6000). Ele possuía alta performance nas operações e geralmente registradores de 32-bits sendo que alguns foram lançados com 256-bits.
Ele possuía um clock bem alto (500 Mhz), sendo que a Intel adotou essa tecnologia nos processadores Pentium e Pentium Pró. E vale a pena ressaltar que em 1990 foi lançado o Microsoft Windows 3.0 (Sistema Operacional da Microsoft).

1990: Windows 3.0 ou Windows NT
Em 22 de maio de 1990, a Microsoft anuncia o Windows 3.0, seguido rapidamente pelo Windows 3.1 em 1992. Juntos, eles vendem 10 milhões de cópias nos dois primeiros anos, tornando o Windows o sistema operacional mais usado até então. A dimensão do sucesso faz com que a Microsoft repense seus planos anteriores. A Memória Virtual melhora os gráficos visuais. Em 1990, o Windows começa a se parecer com as versões que viriam depois.

O Windows agora tem um desempenho significativamente melhor, gráficos avançados com 16 cores e ícones aperfeiçoados. Uma nova onda de computadores 386 ajuda a aumentar a popularidade do Windows 3.0. Com suporte total ao processador Intel 386, os programas se tornam perceptivelmente mais rápidos. O Gerenciador de Programas, o Gerenciador de Arquivos e o Gerenciador de Impressão chegam no Windows 3.0.
O software Windows é instalado com disquetes comprados em grandes caixas, com pesados manuais de instrução.

A popularidade do Windows 3.0 cresce com o lançamento de um novo SDK do Windows, que ajuda os desenvolvedores de software a se concentrarem mais em escrever programas e menos em escrever drivers de dispositivo.

O Windows é cada vez mais usado em casa e no trabalho, e agora vem com jogos como Paciência, Espadas e Campo Minado. Um anúncio: “Agora, você pode usar a incrível capacidade do Windows 3.0 para relaxar no trabalho.”

Em 1992 a Alpha designou um processador para o futuro e foi introduzido um ponto flutuante integrado e a velocidade do clock era de aproximadamente de 200 a 300 Mhz.
Em 1993 foi lançado o chip Pentium pela Intel.
Logo depois a Intel atinge novo patamar de computação com o novo Processador PentiumII c/ novos recursos e melhor desempenho na computação visual das empresas.

1995 - Windows 95
Em 24 de agosto de 1995, a Microsoft lança o Windows 95, estabelecendo um recorde de 7 milhões de cópias vendidas nas primeiras cinco semanas. É o lançamento da Microsoft com publicidade jamais vista. Os comerciais de televisão trazem os Rolling Stones cantando "Start Me Up" com imagens do novo botão Iniciar. O press release começa simplesmente dizendo: “Ele chegou.”



É a era do fax/modem, do email, do novo mundo online e dos incríveis jogos multimídia e softwares educacionais. O Windows 95 tem suporte integrado para Internet, rede de conexão discada e novos recursos Plug and Play que permitem instalar facilmente hardware e software. O sistema operacional de 32 bits também oferece multimídia aperfeiçoada, mais recursos de computação móvel e redes integradas.O Windows 95 marca a primeira aparição do menu Iniciar, da barra de tarefas e dos botões Minimizar, Maximizar e Fechar em cada janela.

Em 7 de maio de 1997 - A Intel Corporation lançou o processador Pentium II, que alia tecnologia inovadoras às já aprovadas pelo mercado para possibilitar novos níveis de desempenho e recursos de computação visual aos usuários de desktops e estações de trabalho nas empresas.Os processadores Pentium II lançado nas velocidades 233, 266, 300 Mhz, combinadas as avançadas tecnologias do Processador Pentium Pro com os recursos da tecnologia de aperfeiçoamento de meios eletrônicos MMX da Intel.Esta associação confere aos usuários de empresas maior poder para direcionar a computação empresarial,oferece recursos sofisticados para pequenas empresas e incorpora o processador Intel de velocidade superior às estações de trabalho.



"Com a expansão da computação visual nas empresas, o desempenho destes dois processadores e dos PCs deverá se acelerar mais do que nunca", afirma Paul S. Otellini, vice-presidente executivo da Intel. "Entre as novas aplicações, visualizamos o PC transformando rotineiramente todos os tipos de dados brutos em detalhados modelos em 3D em uma questão de segundos, contribuindo assim para que os usuários assimilem melhor as informações de que dispõem. As transações interativas de empresas combinarão vídeio, áudio e recursos gráficos realistas para informar ou demonstrar novos produtos ou serviços a clientes potenciais."
"Para atender a estas demandas, os PCs precisarão oferecer os três elementos fundamentais para os desempenho dos microprocessadores: ponto flutuante, multimídia e integração", acrescenta Otellini.
"O processador Pentium II garante desempenho superior em todos os três elementos.
Os processadores Pentium II de 233 e 266 Mhz podem ser encontrados nos sistemas de desktop de mais de uma dezena de fabricação de computadores. O processador de 300 Mhz estará disponível em estações de trabalho no terceiro trimestre.
Avanços tecnológicos para atender aos três setores de desempenho.
O processador Pentium II combina avanços tecnológicos de grande capacidade para melhorar o desempenho no ponto flutuante, em multimídia em integração.
São eles:
A inovadora arquitetura Dual Independent Bus, implementa pela primeira vez no processador Pentium Pro e que resolve o problema de limitação de largura de banda existente nas arquiteturas dos processadores da geração interior.
A tecnologia MMX acrescentada ao processador Pentium II para melhorar o desempenho de áudio, vídeo e gráficos, bem como aumentar a velocidade de decodificação e compressão de dados.
A tecnologia de execução dinâmica, que ampliam o desempenho bruto do processador permitindo que mais dados sejam processados em paralelo durante um determinado período.
O cartucho S.E.C.(Single Edge Cotact) O veicúlo articulador destas tecnologia, possibilitando ampla disponibilidade aos processador Pentium II e mais espaço de crescimento para os futuros processadores de desempenho ainda mais rápido.



1998 - Windows 98, Windows 2000
Lançado em 25 de junho de 1998, o Windows 98 é a primeira versão do Windows projetada especificamente para os consumidores. Os computadores já são comuns no trabalho e em casa, e começam a surgir os cyber cafés com acesso à Internet. O Windows 98 é descrito como um sistema operacional que é “melhor para trabalhar e jogar”.

Com o Windows 98, você encontra as informações com mais facilidade tanto no computador quanto na Internet. Outras melhorias incluem a capacidade de abrir e fechar programas mais rapidamente, além do suporte para leitura de DVDs e dispositivos USB (barramento serial universal). Outro item que aparece nessa versão é a barra de Início rápido, que permite que você execute programas sem precisar navegar pelo menu Iniciar ou procurar por ele na área de trabalho.



Arquitetura Dual Independent Bus para desempenho mais rápido
A arquitetura de bus do processador Pentium II resolve o problema de limitação da largura de banda de bus, oferecendo largura de banda de desempenho até três vezes superior à dos processadores da geração "Soquete Sete" de bus único como o existente no processador Pentium. Isto significa um desempenho mais rápido do sistema como um todo.
Dois buses compõem a arquitetura Dual Independent Bus: O bus de Cache L2 e o bus do sistema do processador para a memória principal.A velocidade de bus do cache L2 dedicado ao processador Pentium II é escalável de acordo com a velocidade do processador.O bus de cache do processador de 300 Mhz, por exemplo roda em 150 Mhz , ou seja, sua velocidade é mais de 2 vezes superior ao cache L2 de um processador Pentium que roda em uma velocidade fixa de 66Mhz. O bus do sistema do processador para a memória principal permite transações paralelas simultâneas em vez das transações sequenciais dos processadores das gerações anteriores, aumentam ainda mais o desempenho.


Tecnologia de cartucho S.E.C.
Com o processador Pentium II, a Intel está lançando cartucho Single Edge Contact, uma inovadora tecnologia de encapsulamento que irá substituir a tecnologia PGA (Pin Grid Array), mais antiga.Com esta nova tecnologia de pacote, os componentes são montados em um substrato e totalmente encapsulados em um cartucho de metal e plástico, formando o processador.
O cartucho S.E.C. permitirá que a Intel continue a oferecer processadores de desempenho mais elevados em grandes volumes e a preços normais de PC.
Na mesma forma que o processadores Pentium Pro, o processador Pentium II possui um desenho de cache L2 acoplado que ajuda o processador a atingir maior desempenho. No processador Pentium II, o cache L2 é composto de Burst Rams baseadas na indústria.
Introdução da tecnologia MMX nas empresas
Desde seu lançamento, em janeiro, a tecnologia de aperfeiçoamento de meios eletrônicos MMX trouxe benefícios para o desempenho de milhões de usuários domésticos em todo o mundo. A Intel está trabalhando com uma série de fornecedores de software independentes (ISVs) para introduzir a tecnologia MMX em aplicativos de tecnologia avançada, destinados ao mundo empresarial. Os tipos de aplicativos que se beneficiam do desempenho oferecido pela tecnologia MMX, ao longo do tempo, incluem escaneamento, manipulação de imagens, vídeo-conferência, plug-ins e browsers para Internet, editoração e playback de vídeo, impressão, fax, compressão, decodificação e programas para escritórios.



Os sistemas baseados no processador Pentium II 400 Mhz no momento atingem o nível mais alto de desempenho da Intel e são rodados nos sistemas operacionais Windows NT , Windows 95 e 98.

2001 - Windows Xp - estável, prático e rápido
Em 25 de outubro de 2001, o Windows XP é lançado com um visual redesenhado, centrado na usabilidade, e um centro de serviços de Ajuda e Suporte unificado. O sistema está disponível em 25 idiomas. Desde a metade da década de 1970 até o lançamento do Windows XP, cerca de 1 bilhão de computadores foram vendidos no mundo inteiro.

Para a Microsoft, o Windows XP se tornará um de seus produtos mais vendidos nos anos seguintes. Ele é rápido e estável. Navegar pelo menu Iniciar, pela Barra de tarefas e pelo Painel de controle é uma experiência mais intuitiva. As pessoas estão mais conscientes sobre vírus de computador e hackers, mas, até certo ponto, os medos são acalmados com a entrega online de atualizações de segurança. Os clientes começam a compreender os avisos sobre anexos suspeitos e vírus. Há mais ênfase em Ajuda e Suporte.



O Windows XP Home Edition oferece um visual mais limpo e simplificado que deixa os recursos mais usados facilmente acessíveis. Projetado para uso doméstico, o Windows XP oferece aperfeiçoamentos como o Assistente para Configuração de Rede, o Windows Media Player, o Windows Movie Maker e recursos aperfeiçoados para fotos digitais.

Processador Pentium III
A Intel lançou em 1999 o processador que sucedeu ao Pentium II. Conhecido pelo codinome Katmai, o Pentium III foi lançado em meados de março de 1999 com velocidades de 450 MHz e 500 MHz - desempenho ideal para o uso em Workstations e servidores. A principal diferença entre o Pentium II e o novo chip é que este terá cerca de 70 novas instruções multimídia, com destaque para o desempenho em gráficos. Além disso os processadores Pentium III têm barramento mais veloz: 133 MHz. Com este lançamento, o Pentium II começa a sair de linha de forma gradual. Isso abre espaço para a adoção do chip Celeron em máquinas de baixo custo, um mercado que, no ano passado, foi explorado com eficiência pelas concorrentes AMD e Cyrix.


2006 - Windows Vista
O Windows Vista é lançado em 2006 com o sistema de segurança mais forte já visto. O Controle de Conta de Usuário ajuda a evitar que programas potencialmente nocivos façam alterações no seu computador. No Windows Vista Ultimate, a Criptografia de Unidade de Disco BitLocker fornece melhor proteção de dados para seu computador à medida que as vendas de notebooks e as necessidades de segurança aumentam. O Windows Vista também apresenta melhorias no Windows Media Player, pois, cada vez mais, as pessoas passam a ver seus computadores como um local central de mídia digital. Nele, você pode assistir à televisão, exibir e enviar fotos e editar vídeos.


Processador Pentium 4

Hoje temos o Pentium 4, Tecnologia Hyper-Pipelined

Um pipeline mais amplo permite que as instruções dentro do processador sejam organizadas e executadas nos mais curtos intervalos possíveis, permitindo que o processador Pentium 4 alcance o clock mais rápido do mundo para computadores desktop


Streaming SIMD Extension 2
As streaming Single Instruction Multiple Data (SIMD) Extension 2, que consistem em 144 novas instruções, incluem ponto flutuante de dupla precisão SIMD, número inteiro SIMD de 128 bits, novas instruções de gerenciamento de memória e cache. As streaming SIMD extension 2 aumentam o desempenho para acelerar os aspectos mais exigentes da computação na Internet, como aplicações não segmentadas de estação de trabalho, vídeo, voz, criptografia e editoração de imagem.

Barramento de Sistema de 400 MHz
Com a largura de banda três vezes maior que os processadores anteriores, o barramento de sistema de 400 MHz aumenta a velocidade de transferência de informações do processador para o restante do sistema, melhorando o desempenho e a transferência. Essa inovadora tecnologia aumenta o potencial de velocidades superiores de processamento para o restante do sistema.

Execução Dinâmica Avançada
Esta característica aumenta os recursos de execução dinâmica encontrados na geração anterior da microarquitetura P6. A previsão de secionamento melhorada acelera o fluxo de trabalho para o processador e ajuda a superar o pipeline maior. Execuções muito amplas, fora de ordem e especulativas, carregam mais de 100 instruções especulativamente, o que mantém as unidades de execução superescalar do processador ocupadas para se obter um melhor desempenho.

Unidade de Ponto Flutuante/Multimídia Avançada
Uma porta de ponto flutuante de 128 bits e uma segunda porta para movimento de dados permitem gráficos 3D suaves e reais.

2009 - Windows 7
O Windows 7 é lançado para o mundo sem fio no final da década de 2000. Os notebooks superam os desktops nas vendas, e torna-se comum a conexão à Internet em pontos de acesso públicos sem fio em cafeterias e em redes particulares domésticas.

O Windows 7 inclui novas maneiras de trabalhar com janelas, como os recursos de ajuste, espiada e tremulação, que melhoram a funcionalidade e tornam o uso da interface mais divertido. Ele também marca o início do Windows Touch, que permite aos usuários com tela sensível ao toque navegar pela Internet, ver fotos e abrir arquivos e pastas.

Cache de Monitoração de execução
O Cache avançado de instrução L1 remove a latência do pipeline do decodificador e efetua o cache de instruções "decodificadas", melhorando a eficiência e a taxa de acerto das instruções em cache.




Mecanismo de Execução Rápida
Unidades Lógicas Aritméticas de Número Inteiro (ALUs) configuradas para o dobro da freqüência fornecem quatro ALUs para largura de banda de processamento e permitem execução de baixa latência, aumentando o desempenho em operações específicas com números inteiros.

O Desenvolvimento Inovador do Chipset da Intel Permite que o Processador Pentium 4 Forneça Desempenho Absoluto
O processador Pentium 4 é compatível com o chipset 850 da Intel. Para assegurar o mais alto desempenho em vídeo, gráficos e multimídia, o chipset 850 da Intel fornece os últimos avanços tecnológicos para maximizar o poder do processador Pentium 4. Desenvolvido especificamente para o processador Pentium 4, o chipset 850 da Intel oferece uma base robusta para as mais sofisticadas aplicações de usuário final.

O robusto barramento de 3,2 gigabytes por segundo no processador Pentium 4 é balanceado pela largura de banda de memória de 3,2 gigabytes por segundo. Canais de memória duplos RDRAM* fornecem um pipeline mais amplo para a memória do sistema, ideal para ambientes e aplicações que utilizam muita largura de banda. O chipset 850 da Intel oferece canais de memórias duplos RAMBUS* para eliminar gargalos de memória que podem ter um impacto negativo na eficiência do sistema.

2012 - Windows 8
O Windows 8 é um sistema operacional reinventado, desde o chipset até a experiência do usuário, e apresenta uma interface totalmente nova que funciona tanto com recurso touch como com um mouse e um teclado. Ele funciona como tablet para diversão e como computador completo para trabalho. O Windows 8 também inclui melhorias na familiar área de trabalho do Windows , com uma nova barra de tarefas e o gerenciamento otimizado de arquivos.

O Windows 8 apresenta uma tela Inicial com blocos que se conectam a pessoas, arquivos, aplicativos e sites. Os aplicativos são o destaque. Existe um novo local de onde se pode baixá-los, a Windows Store, posicionada logo na tela Inicial.





Junto com o Windows 8, a Microsoft também lança oWindows RT, que é executado em alguns tablets e computadores. O Windows RT foi projetado para dispositivos elegantes, com bateria de longa duração, e só executa aplicativos da Windows Store. Ele também vem com uma versão integrada do Office, otimizada para telas touch.






Filme: Jobs



Mensagem 



História de Bill Gates




Entrevista Steve Jobs e Bill Gates