Consoles que marcaram

Jadson Lino

Um Pouco de História


Depois de muitas contradições, há consenso hoje entre os historiadores que o primeiro jogo conhecido foi criado pelo físico Willy Higinbotham, para atrair visitantes ao Brookhaven National Laboratories, no estado de Nova Iorque. Naquela época, em plena Guerra Fria, era praxe haver um dia para a população visitar as instalações do laboratório, e ver todo o poderio nuclear do Tio Sam. Willy, preocupado em não deixar ninguém bocejando em sua visita ao complexo, criou em suas horas vagas um jogo de tênis bastante simples, que era mostrado em um osciloscópio e processado por um computador analógico. Foi um sucesso, e durante meses, era a atração mais cobiçada pelo público, que não estava nem um pouco interessado em saber sobre megatons e fissura de átomos. 



Mais tarde, o cientista aperfeiçoou seu jogo, que recebeu o sugestivo nome de "Tennis Programming", adaptando-o para ser mostrado em um monitor de 15 polegadas. Mas infelizmente, o projeto, conhecido também como "Tennis for Two", jamais foi patenteado, pois Willy não tinha vislumbrado seu potencial e acreditara na época que não tinha inventado nada demais. Mais tarde, o físico declarou em diversas entrevistas que seria possível comercializar o jogo em versão doméstica, adaptado à TV, se o tivesse vendido a alguma grande empresa.

O fato é que o "verdadeiro" pai dos videogames morreu em 10 de Novembro de 1995, sem ter ganhado um centavo sequer por seu invento pioneiro, fonte de inspiração para diversos designers como Steve Russell e Nolan Bushnell. Willy Higinbotham, assim como seus colegas do projeto Manhattan (do qual participou ativamente), infelizmente ficará nas lembranças de todos por ter contribuído para a invenção da aterrorizante bomba atômica, e não do primeiro videogame. Uma lástima.


Consta no site do conceituado Massachusetts Institute of Technology (MIT), que o primeiro jogo da história não foi Tennis Programming, e sim Spacewar!, desenvolvido em 1961 por Martin Graetz, Stephen Russell e Wayne Wiitanen, que foram inspirados nos livros de ficção científica do autor (já falecido) E.E. "Doc" Smith.

A primeira versão de Spacewar! rodou em um computador DEC PDP-1 em 1962, e foi programada por Stephen Russell, Peter Samson, Dan Edwards, Martin Graetz, Alan Kotok, Steve Piner e Robert A Saunders, em puro Assembly. Muitos historiadores corroboram com a afirmação do MIT, e colocam Stephen Russell como o inventor dos videogames modernos, e Spacewar!, como o primeiro jogo eletrônico já feito. Mas, hoje sabe-se que, na verdade, ele foi o segundo jogo a ser produzido, cabendo o mérito e pioneirismo ao nosso amigo Willy Higinbotham e o seu simples "Tennis Programming".

Por conta disso, Stephen Russell já não é mais reconhecido como "o escolhido", ou o "inventor dos jogos eletrônicos".Ralph Baer, hoje conhecido mundialmente como o paidos consoles de videogame, nasceu em 1922 na Alemanha Oriental. Sua biografia, como era de se esperar, mostra como o destino uniu-o à causa que o deixou famoso para sempre. Com medo das loucuras de Hitler, fugiu da Alemanha nazista em 1938, indo morar nos Estados Unidos. Mas de nada adiantou, pois os EUA entraram na 2º Guerra no ano seguinte, e ele voltou a Europa para a batalha, trabalhando no serviço de inteligência, de onde saiu com vida. De volta ao mundo livre, e depois de conseguir seu diploma em engenharia eletrônica, Baer trabalhou em várias empresas, mexendo com Radio e TVs e patenteando diversas invenções na sua área. Mas foi como empregado da Sander Associates, em 1966, que ele teve a idéia que colocaria para sempre seu nome nos anais da história. Sua criação? Uma máquina que rodasse jogos eletrônicos através da TV, que custasse barato e pudesse ser utilizada por qualquer pessoa que quisesse se divertir.

Com o auxílio de amigos e colegas na Sanders Associates, surgiu em 1967 um primeiro esboço de sua idéia, o "chasing game", um rudimentar jogo de "Ping Pong", onde 2 quadrados controlados pelo jogador podiam ser movidos pela tela. Satisfeito com a idéia geral do produto, Baer tratou de patenteá-lo e apresentou em 1968 o protótipo do videogame, chamado de "Brown Box", e que rodava jogos de futebol, voleibol e até mesmo de tiro.

Se você pensou que o Atari foi o primeiro console de videogame a ser lançado no mercado, está redondamente enganado. O protótipo "Brown Box", inventado e patenteado por Ralph Baer, foi mostrado para grandes empresas americanas de eletrônicos da época, como a RCA, Zenith, General Electric e a Magnavox (braço da Philips holandesa), e foi esta última que tratou de lançar no mercado o primeiro console de videogame da história, conhecido como Odyssey 100.





Atari


O epicamente épico Atari foi lançado 1977 e parou de ser fabricado em 1992 foram vendidos 30 milhões de exemplares o console durou muito tempo no mercado, na real naquela época os consoles duram anos no mercado ao contrario dos dias de hoje, que se um console já esta mais de 5 anos sem atualização ela fica para trás mais isso não importa.

O Atari 2600 foi uns dos primeiro vídeo games a vingar no mercado, se não foi o primeiro. Antes dele a marca já tinha lançado um console chamado Pong, que na minha opinião não foi um bom console, porque se fosse ele seria muito lembrado e eu escreveria um post só para ele.


O gráfico dele para época meio que revolucionou, pois era muito diferente do que as pessoas estavam acostumadas, os jogos ali deixavam de ser só simples pontos luminosos e passariam a ter um gráfico de verdade.

O controle dele também foi bem diferente dos da época ele era um Joystick que tinha apenas um manche e um botão que respondia por todos os comandos dos jogos.



Nintendo (NES)




Começou a ser fabricado no ano de 1983, e foi vendido até o ano de 2003, por isso se você é de 2004 e não ouviu falar sobre ele não se culpe. Ele teve um ótimo numero de vendas, foram vendidos 62 milhões, e como todos os outros foi um console que marcou época.



O Nintendo Entertainment System ou simplesmente NES, é da Nintendo e passou a fazer sucesso nos Estados Unidos a partir do ano de 1985, quando lançou um jogo epicamente épico, um jogo dum encanador muito famoso um tal de Mário vocês conhecem? Foi com ele o SUPER MARIO BROS que iniciou o sucesso, é galera o Mario já é bem velhinho, vale lembra que o NES revolucionou o mercado na época, pô já era de se esperar estamos falando da Nintendo numa de suas melhores fases, e vale lembra também que não estamos falando de qual quer jogo, estamos falando epicamente épico SUPER MÁRIO BROS mais enfim.


O NES foi um console que por muito tempo foi um dos melhores, pois na época em que ele estourou foi uma época que laçaram muitos jogos, mas nenhum jogo de qualidade, na real o mercado estava saturado de jogos muito ruins e por isso o console se manteve na frente até o lançamento do seu outro console.

MegaDrive


O Mega Drive/Gênesis ou apenas Mega Drive o console foi vendido de 1988 a 1997, ele veio para tirar o NES do topo, que era um grande sucesso na época. Com o seu marketing agressivamente forte e com o seu hardware superior aos da época, que dava mais velocidade e melhor desempenho, comparado ao NES, ele foi um sucesso.

Em 1991 a Sega lançou o jogo epicamente épico, Sonic que estourou no mercado e levou o console a sua época de ouro, foram vendidos 40 milhões exemplares que conseguiram ser superiores ao NES, e tiraram a Nintendo do topo em diversos países, o Brasil se encontra entre eles, a Sega chegou a ter 75% do mercado da época dos anos 90.Ele recebeu diversos acessórios e muitos módulos com, por exemplo, o 32X e o Sega CD que não obtiveram o mesmo sucesso.

Super Nintendo


O Super Nintendo foi lançado em 1990 e foram vendidos 49 milhões de exemplares num período de 13 anos no mercado ele parou de ser vendido em 2003.

Ele como a maioria dos consoles veio para derrubar uma versão anterior de alguma outra concorrente, ele foi lançado numa época em que o NES estava no auge, mas já apresentava alguns sinais de envelhecimento. Não foi fácil tira a SEGA do topo, foi uma disputa muito acirrada a Nintendo conseguiu a vitória depois de ganhar espaço nos principais mercados de video game do mundo no Japão e o EUA.



O Super Nintendo teve força ate para brigar com gigante Playstation, o que inovou o mercado na época foi o hardware do console que bem superior e já conseguiam rodar com as partes gráficas 3D, e como todo bom console pra marcar época tinha que ter algum jogo para se consagrar a Nintendo não ficou para trás e lançou um jogo que dificilmente você nunca ouviu falar o Donkey Kong Country um jogo que é lembrado até hoje e junto veio uma enxorrada de jogos bons que na época lotavam as locadoras como Top Gear, Super Mario e Mortal Kombat entre outros.


Playstation



Um dos vídeo games de maior sucesso hoje foi lançado no Japão em 1994: Na época, jogos em 3 dimensões eram uma novidade fenomenal que enchiam os olhos.
O PlayStation popularizou um acessório que, embora já existente em outros consoles (NEO-GEO, por exemplo), não havia ganhado vida plena: o Memory card. O cartão de memória permitia salvar dados dos jogos e o progresso do usuário no jogo para continuar do ponto em que parou.

Mesmo com a chegada de concorrentes mais poderosos como Nintendo 64, Sega Saturn e o Dreamcast, o PlayStation continuava sendo o console mais vendido e com uma extensa biblioteca de jogos de grande sucesso. O sucesso da marca Playstation havia se estabelecido.


Em meados de 2000, o PlayStation foi redesenhado, ficando menor e com curvas arredondadas. Esse modelo recebeu o nome dePSOne, agora na cor branca. Nesse mesmo ano também foi lançado o sucessor PlayStation 2.
O PlayStation foi sendo abandonado aos poucos e teve sua produção encerrada em 2006 com a incrível marca de mais de 100 milhões de unidades vendidas em todo mundo. Foi o console mais vendido da 5° geração, superando Sega Saturn e Nintendo 64.

Nintendo 64



O console foi anunciado em 1993 com o codename "Project Reality". Em 1995  fora primeiro apresentado com o nome Nintendo Ultra 64, tendo o nome reduzido para Nintendo 64 em Fevereiro de 1996 (5 meses antes do lançamento). Seu código de modelo é NUS-001 (cuja sigla significa Nintendo Ultra Sixty Four - o codinome do projeto).


Considerada inovadora na época de seu lançamento, o console era dotado de um processador gráfico projetado pela Silicon Graphics. A Nintendo 64 também contava com um processador de áudio que permitia o uso teórico de até 100 canais de áudio PCM (o que por motivos práticos nunca foi utilizado, já consumiria todos os recursos da CPU)
Apesar de boa vendagem inicial, o console sofreu por algum tempo devido à carência de títulos. O tempo de desenvolvimento entre um título e outro era até de meses. O console chegou aos Estados Unidos no ano seguinte.





Um jogo alcançou a marca de 300 mil unidades vendidas e consolidou o sucesso do N64, no final de 97: StarFox. Detalhe: esse número foi batido em cinco dias. Há quem rebata a informação e diga que Final Fantasy VII superou esta marca no Japão, com 2 milhões de unidades vendidas em três dias.

DreamCast


A Sega, apesar das crises de gerenciamento e do anúncio do fim do Sega Saturn nos Estados Unidos, anuncia um novo console, o Sega Dreamcast. No mesmo ano, a Acclaim saiu dos fliperamas para se concentrar nos consoles caseiros.
O DreamCast foi o último console de videogames da Sega e o sucessor do Sega Saturn. Com o objetivo de recuperar o mercado dos consoles com um sistema de sexta geração, foi criada por forma a bater tecnologicamente o PlayStation da Sony e a Nintendo 64. Era a console mais avançado de sua época e o mais completo de sua geração. Mesmo tendo sido considerada um console que se encontrava "bastante à frente do seu tempo" (foi lançado 15 meses antes do PlayStation 2 e três anos antes do GameCube e do Xbox), ela falhou em ganhar "força" suficiente antes do lançamento do PlayStation 2 em Março de 2000. No entanto, apesar das faltas da consola em Europa e Americano Norte, o Dreamcast foi uma grande sucesso no Japão.


Em abril de 2001 a SEGA anunciou uma mudança de planos, onde estaria desenvolvendo jogos para os outros videogames disponíveis no mercado. Com isso o Dreamcast estava sendo oficialmente descontinuado. Apesar da boa participação no mercado americano e europeu, a forte concorrência do Sony Playstation 2 e os seguidos anos de prejuízo aliado às baixas vendas no mercado japonês ajudaram para que isso acontecesse. Novos consoles possuíam processadores mais potentes e usavam o novo tipo de disco de mídia, o DVD. Nos meses que se seguiram, diversos jogos em desenvolvimento tanto pela SEGA quanto por outras empresas foram cancelados, mas o desenvolvimento de novos jogos ainda acontecem - apesar de raros, e concentrados no mercado japonês.

XBox


A Microsoft deu as caras no mercado dos consoles em 1999, ao anunciar o desenvolvimento do X-box. Assim como o Dreamcast, o console contaria com sistema operacional Windows CE.O nome Xbox foi derivado a partir de uma contracção da caixa "DirectX Box", uma referência a Microsoft.

O serviço integrado Xbox Live foi lançado em novembro de 2002 e permitiu que os jogadores jogassem jogos online com uma conexão de banda larga.5 6 Ele competiu pela primeira vez com o serviço online do Dreamcast, mas depois competiu principalmente com serviço online do PlayStation 2. Embora esses dois são gratuitos, enquanto o Xbox Live exigida uma assinatura, bem como somente conexão de banda larga, que ainda não foi completamente adotado.

Game Cube


O Nintendo GameCube foi bem recebido pelos que se chocaram com o fato do Nintendo 64 ser a cartucho e por ele rodar discos (mini DVD). A evolução gráfica comparada com o Nintendo 64 foi um grande passo. Foi lançado em 14 de setembro de 2001 no Japão, 3 de maio de 2002 na Europa e 17 de maio na Austrália e em 18 de novembro de 2001 nos EUA, mais de um ano depois do PlayStation 2 (que logo dominou o mercado), e no mesmo ano do Xbox, a entrada da Microsoft no mercado dos videogames. O GameCube vinha em 3 cores: preto, azul e prata. 


Mesmo tendo vendido menos que os seus concorrentes, o GameCube tinha um poder gráfico maior do que o Playstation 2, e isso acabou fazendo com que ele fosse mais caro. Outro ponto que fez com que ele vendesse menos foi que ele usava o Mini DVD, o que dificultou a pirataria, fazendo muitas pessoas comprarem os outros consoles, que usavam o DVD.porem seu sucessor o Nintendo wii nao teve a mesma sorte e sua retrocompatibilidade fez com que seus jogos fossem possíveis ser jogados nele sendo gravados em um disco dvd normal de 12 cm de 4,7 gb com os desbloqueios dele e os hackers conseguiram uma façanha fazer com que também rodassem porem em hdd no Nintendo Wii U no modo wii que também foi hackeado sendo anunciado que seria so retrocompativel com Nintendo wii.

Playstation 2


O ano 2000 começou com o lançamento do PlayStation 2 no Japão. Foram vendidos 1 milhão de consoles em dois dias, um recorde. Gamers fizeram filas nas lojas e nem todos os que reservaram conseguiram garantir um, tamanha a procura pelo novo console.o PS2 tem muitas unidades vendidas com base na força da marca PlayStation e da compatibilidade com a versão anterior, com mais de 980.000 unidades comercializadas no Japão em 5 de março de 2000, um dia após o lançamento. Mais tarde, a Sony adiciona novos kits de desenvolvimento para desenvolvedores de jogos e mais unidades de PS2 para os consumidores.
Em setembro de 2004, na mesma época do lançamento de Grand Theft Auto: San Andreas, que viria a ser o jogo mais vendido do console, a Sony revela um novo modelo de PS2, mais fino, chamado PlayStation 2 Slim e, em preparação para o lançamento desses novos modelos, a empresa deixa de fabricar os originais.
A empresa anuncia, mais tarde, que a partir 1 de abril de 2009 o PS2 custaria 99,99 dólares no varejo.


 XBox 360


O Xbox 360 é um vídeo-game de 7° geração da Microsoft que foi anunciado no dia 12 de maio de 2005 e lançado em 22 novembro do mesmo ano.No Brasil é um vídeo-game popular e é o único entre seus concorrentes (Sony com o Playstation 3 e Nintendo com o wii)a fabricar o seu produto no Brasil.O seu principal aspecto são os gráficos,muito bons e o preço que na minha opinião,não é caro.Ele tem uma compatibilidade por software com seu antecessor(Xbox) em que a microsoft já não aumenta a compatibilidade.Também é o unico video-game compativel com o kinect,um acessorio que dispensa o uso de controles para jogar.Você é o controle!


Em 2007 a Microsoft anunciou o lançamento, dia 29 de Abril nos Estados Unidos, de uma terceira versão do console, o Xbox 360 Elite.6 No dia 4 de novembro de 2010, oficialmente foi lançado a nova versão chamada de Xbox 360 S (popularmente conhecida como Xbox 360 Slim) juntamente com o exclusivo sensor de movimentos Kinect. seu sucessor é o Xbox One.

Playstation 3

O PlayStation 3 foi inicialmente lançado em 23 de março de 2007 no Japão , 17 de novembro de 2006 na América do Norte , 16 de março de 2007 no Reino Unido e Irlanda e em 23 de março de 2007 na maior parte da Europa e na Oceania. Foram disponibilizadas duas SKUs ao lançamento: um modelo básico com disco rígido (HDD) de 20 GB e um premium com um disco rígido de 60 GB e vários recursos adicionais (o modelo de 20 GB não foi lançado na Europa ou Oceania).Desde então, várias revisões foram realizadas aos modelos disponíveis do console, particularmente com o lançamento de um novo modelo "slim" em setembro de 2009, coincidindo com a reformulação do console e seu logotipo.


Na Tokyo Game Show em 25 de setembro de 2006, a Sony anunciou que incluiria uma porta HDMI ao modelo de 20 GB, mas que um enfeite cromado, leitor de cartões de memória, logotipo prateado e Wi-Fi não seriam incluídos. Além disso, o preço de lançamento do modelo de 20 GB japonês foi reduzido em mais de 20% e o de 60 GB anunciado com um esquema de preço aberto no Japão. Durante o evento, a Sony mostrou 27 jogos de PlayStation 3 sendo executados em hardware final.

Nintendo Wii



O console destaca-se pelo seu controle sem fios, o Wii Remote, dotado de um acelerômetro capaz de detectar movimentos em três dimensões. Outra característica do console é o WiiConnect, que permite receber mensagens e atualizações através da internet durante o modo stand-by.


Em 2007, foi anunciado que o Wii conduziu a Nintendo de volta à condição de líder no mercado de videogames da atual geração, posição que a empresa havia deixado de ocupar há 17 anos.

Em 2010 o Wii vendeu cerca de 20 milhões de consoles,alcançando a marca total de 84,0 milhões de vendas em todo mundo. Apesar da Nintendo ter justificado a mudança do nome, alguns desenvolvedores de jogos e membros da imprensa reagiram negativamente sobre ela. Preferindo "Revolution" ao invés de "Wii". O presidente da Nintendo das Americas, Reggie Fils-Aime, reconheceu a reação inicial e ainda explicou sobre a mudança.

Vídeo games Portáteis 

O primeiro video game portátil foi o Microvision, lançado em 1979, que não emplacou pelo fraco desempenho técnico e sua tela preta e branca de 16x16 pixels. Dois anos depois, a Entex tentou ser ousada com o Select-A-Game Machine, que possibilitava a disputa entre dois jogadores. Em 1984, os japoneses curtiam o Epoch Game Pocket Computer, com tela LCD preta e branca, resolução de 75x64 pixels e possibilidade de trocar cartuchos.

Atari e Sega lançaram seus portáteis Lynx (1989) e Game Gear (1990), respectivamente. O primeiro marcou pelo visor LCD colorido, mas o segundo se deu melhor pela grande quantidade de jogos. O TurboExpress seria concorrente desses dois, mas pecou pelo preço salgado e pelo fraco desempenho da bateria.

Em 2004, a Nintendo proporcionou uma nova revolução com o DS, um portátil com duas telas (sendo uma delas sensível a toque). Com mais de 100 milhões de unidades vendidas, o DS é um sucesso absoluto. O grande concorrente do DS é o PlayStation Portable, também lançado em 2004, que oferece gráficos de altíssimo nível, suporte para rede e recursos multimídia.

Vamos ver se voçê esta mesmo por dentro do assunto, teste seus conhecimentos
http://super.abril.com.br/multimidia/jogos-classicos-marcaram-historia-consoles-637311.shtml